A Klabin, atualmente a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e maior produtora de papel-cartão do Brasil, anunciou que irá modernizar a Unidade Monte Alegre, no município de Telêmaco Borba/PR.
A Fazenda Monte Alegre foi adquirida pela Klabin em 1934 para a construção da primeira fábrica de papel integrada do país. A fábrica foi inaugurada em 1946, produzindo pasta mecânica e papel imprensa, e depois celulose e papel Kraft.
Em 2008, a conclusão de um projeto de expansão e construção da Máquina de Papel nº 9, colocou a Unidade Monte Alegre, na época, entre as 10 maiores fábricas de papel do mundo.
Agora, novo investimento irá impulsionar ainda mais a produção desta unidade. No fim de junho, o Conselho de Administração da empresa aprovou o projeto que prevê a instalação de uma nova caldeira de recuperação.
A caldeira é um equipamento essencial em uma planta de papel e celulose, responsável pela recuperação dos químicos utilizados no cozimento da madeira e pela produção de vapor a partir do processamento do licor negro. Este fluido é responsável por retirar componentes durante o processo de fabricação do papel, como lignina, extrativos e cinzas.
O investimento totaliza R$ 1,7 bilhão, com cronograma de desembolso que vai de 2024 até 2027. De acordo com o comunicado, os recursos serão financiados pela posição de caixa da companhia, sem impacto material na alavancagem financeira e estão contemplados nas estimativas de investimentos divulgadas pela Klabin em dezembro de 2023.
O startup da nova caldeira está previsto para o quarto trimestre de 2026.